Alguns esclarecimentos sobre avaliações.
Semana que vem é feriado. E na semana seguinte será o Compeex. Nosso diretor nos informou que não haverá aula na semana do evento.
Como eu havia falado em sala – e depois me esquecido, mas vocês foram rápidos em lembrar – a avaliação (prova) de Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação será dia 27 de outubro. O trabalho – um anteprojeto de pesquisa completo – será para o final do semestre.
Já a avaliação de Teoria de Comunicação I será dia 25 de outubro, segunda-feira.
E Comunicação e Novas Tecnologias será dia 14 de outubro dia 28 de outubro. próxima quinta-feira.
A matéria para todas as disciplinas será a mesma: todos os textos comentados em aula.
Boa sorte a todos. Dúvidas nos comentários.



Taísa Moreira
out 08, 2010 @ 12:46:26
Deixa um falando do trabalho de TeCom. (:
Nathália Bariani
out 11, 2010 @ 18:57:44
Juro que não lembro de jeito nenhum dessa prova de Comunicação e Novas Tecnologias.
Raphael Martins
out 11, 2010 @ 19:01:25
Professor, tem certeza que está mesmo adiantando a prova quase duas semanas.? AH.. .. Obrigado!
Gabriela Faleiro
out 13, 2010 @ 03:12:39
Também não entendi porque está adiantando a prova, não ia ter revisão nesse dia?
João Henrique
out 13, 2010 @ 03:24:42
Por que a prova vai ser nessa quinta?
Anna Clara
out 13, 2010 @ 03:34:40
Professor, concordo com o Raphael. É uma mudança de data muito séria. Além de ter ficado mal resolvida essa questão do relatório do MaxiMidia para quem não foi ao evento (grande maioria), essa mudança durante um feriado prejudicou a maioria dos alunos que por algum motivo não tiveram acesso à internet nesse período. Já que estamos tratando de uma avaliação, creio que não seja a melhor decisão mudar isso pra uma data tão próxima, principalmente pelo fato de isso ter sido avisado durante um feriado, como eu já disse e, além de tudo, sem consultar os alunos. Sei que a última palavra nesse e em qualquer outro caso dessa espécie é sua, mas acho justo que os alunos possam se manifestar contra ou a favor dessa decisão.
Pelo que tenho visto conversando com os colegas e até mesmo nos comentários aqui do blog, ninguém concordou com essa mudança, portanto acho que isso merece ser repensado.
obrigada.
Arthur Draki
out 13, 2010 @ 03:37:02
professor, qual o motivo da avaliação ser adiada?????
e a revisão????
Taísa Moreira
out 13, 2010 @ 03:57:00
Professor, vamos começar o comentário do começo, sim?
A aula de quinta foi cancelada devido compromissos seus, e não devido ao MaxiMedia, até onde me recordo. Tanto que você comentou que tentou mudar para a manhã, ou algo assim, e não conseguiu.
Se o caso do MaxiMedia for considerado será apenas para os nossos veteranos, além do fato que, caso a aula fosse cancelada por causa do MaxiMedia, acredito que deveríamos ser consultados antes que fosse tomada a decisão, porque afinal, até onde tenho informações, apenas o Gabriel Albernaz participou do evento.
Sei, que não teria coragem de negar que lhe mandei um email perguntando se haveria prova da Novas Tecnologias, na sua resposta você me disse que teria apenas o trabalho, que TeCom, sim, teria prova e trabalho, e que iria falar mais sobre isso na próxima aula. Se você justificar essa mudança sua de atitude sobre a forma de avaliação, e sobre a sua palavra em relação a isso, seria uma decisão ótima a ser tomada, afinal todos nos estamos perdidos com isso.
No seu plano de aula não possui a forma de avaliação semestral, o que com certeza, era pra acontecer uma negociação com as pessoas da sala, só que acredito que de alguma forma negociamos e nada adiantou.
Na minha mente, as duas provas seriam mescladas, afinal não houve uma linha delimitando o que era TeCom e o que era Novas Tecnologias, porque no final de tudo estávamos lendo o mesmo texto para as duas matérias. Ficou conteúdo lido por nós, mas comentado apenas a metade na sala.
Não gostei da forma como as coisas andaram e foram ocorrendo.
Desculpe-me se ofender-se, mas simplesmente não dava pra passar assim.
Arthur Draki
out 13, 2010 @ 04:15:58
adiantada*
Daniel Christino
out 13, 2010 @ 04:34:19
Sim. A aula de quinta-feira foi desmarcada por causa da reunião do Conselho Diretor da Faculdade que, de acordo com o regimento, se sobrepõe a qualquer outra atividade. O Maximedia foi um pedido dos alunos de quarta-feira. Apenas estes alunos devem entregar o relatório. As avaliações da disciplina foram explicadas no primeiro dia de aula, junto com a discussão do Plano de aulas. Haveria uma prova sobre os textos estudados e um trabalho para final do semestre. Tudo isso foi explicado naquela primeira aula. Já falei bastante sobre esse assunto, aliás.
Os textos de TeCom e Novas tecnologias se encontram apenas em McLuhan e em alguns pontos da Escola de Frankfurt. Não há confusão quanto aos outros conteúdos. Não estudamos Baudrillard, nem Heidegger, nem Nicholas Carr em Teoria da Comunicação, assim como Teoria Hipodérmica, Funcionalismo, Estruturalismo e Semiótica não fazem parte de Novas Tecnologias. Não há a mínima chance de haver confusão neste ponto.
Não existe como avaliar a performance de vocês na disciplina apenas com um trabalho para o final do semestre, ainda mais em grupo. A ProGrad determina, através de seu regimento, que sejam aplicas, pelo menos, duas avaliações por semestre. Foi o que planejamos. O que me assusta é a preocupação e indignação apenas no fim-de-semana anterior à avaliação. Estamos tendo aulas desde agosto, o debate em sala de aula é franco e direto: qualquer dúvida é esclarecida na hora. Semana que vem haverá o Compeex, e não teremos aula novamente. Ademais, a prova é com consulta e vocês poderão escolher 3 entre as 5 questões que serão apresentadas. É exatamente como acontecerá em TeCom. Exatamente como foi explicado EM SALA.
Nathália Bariani
out 13, 2010 @ 05:02:45
Não, Anna, não é só isso que está gerando insatisfação aqui. O que me incomoda, de verdade, é que as coisas não estão mais bem conversadas, em nenhum aspecto.
Haveria uma prova sobre os textos e um trabalho, sim, na matéria de Teorias da Comunicação I. Disso todos os 50 alunos da turma lembram, não contestam e concordam, apesar de estarem todos preocupados com a prova que, com certeza, será muito difícil. Nada mais justo.
Com relação à matéria de Comunicação e Novas Tecnologias, ficou acordado em sala, e realmente falamos bastante sobre esse assunto, que a avaliação feita seria somente o trabalho, o qual seria completamente definido por nós – estrutura, abordagem e etc, contando que estivesse dentro da matéria dada em sala e de acordo com o tema da disciplina. Tanto foi esse o combinado, que eu e a Taísa começamos a desenvolver esse mesmo trabalho a quase dois meses, sendo aque ainda faltam quase outros dois para a entrega.
Pode ser que tenha ocorrido uma falha de comunicação ou uma confusão, o que é extremamente compreensível, tendo em vista que o senhor ministra duas matérias para nossa turma. Mas eu acredito que seja muito mais provável que ela tenha partido de uma cabeça do que de cinquenta. Todos os alunos da disciplina se lembram perfeitamente desse combinado.
Com relação à confusão dos textos, há sim uma grande possibilidade de confundí-los. Não temos mestrado em filosofia. O que temos é, além dessas duas matérias, várias outras com mais dezenas de textos que envolvem a comunicação como um todo e que, pra nós, são muito semelhantes ou tem relação em vários aspectos. Além disso, sei que vários de nós, assim como eu, o Pedro Ernesto e o Abner, trabalham. Não podemos nos dedicar em tempo integral à academia, e por isso não estamos aptos a ter as mesmas referências teóricas, o mesmo domínio e o mesmo discernimento que os nossos professores.
Não sei o que a ProGrad determina, e sei que também não é nosso dever saber disso. Se temos que ter duas avaliações por semestre, tudo bem, mas que isso fique claro quando entrarmos em acordo acerca das avaliações aplicadas. Não somos obrigados a adivinhar. A nossa preocupação e indignação, pelo que eu sei, começou na semana passada, quando o mal entendido ocorreu. Além disso, com o adiantamento da prova, temos menos tempo para nos preparar para a mesma, tendo em vista as datas estabelecidas. A nossa dúvida esteve presente desde o momento em que isso nos foi apresentado; se ela não foi esclarecida, são outros quinhentos. O fato da prova ser com consulta não quer dizer nada. Suas 3 perguntas são sempre dificilíssimas e não teremos tempo o suficiente para fazer uma pesquisa decente nos nossos textos quilométricos. Que isso era obrigação nossa saber, tudo bem, mas não coloquemos isso como um mediador da situação. Fora isso, acho importante reafirmar que não acredito num equívoco coletivo de cinquenta pessoas a respeito de um tema que diz respeito a todos e que foi abordado conjuntamente, EM SALA.
Daniel Christino
out 13, 2010 @ 05:39:04
Nathalia, os alunos estavam reclamando um adiamento da avaliação, não a não-existência dela. Você está se confundindo. Acho que o verdadeiro motivo é este aqui:
Você está sendo injusta. Em primeiro lugar porque o conteúdo das disciplinas teóricas é tão importante quanto o de qualquer outra disciplina. Não faz sentido, por exemplo, exigir que o curso se aproxime do mercado nas disciplinas práticas – não digo que você esteja dizendo isso, mas me acompanhe no racioncínio, sim? – mas não do conhecimento nas disciplinas teóricas. Em segundo lugar porque o índice de leitura no decorrer do semestre, para a turma em geral, foi bastante fraco. Eu até compreendo e sei que nem tudo o que está nos textos será absorvido por vocês, mas eu sempre perguntei, de modo bem claro e franco, se estavam entendendo os textos e se havia alguma dúvida. Preciso lembrá-los o que acontecia?
Olha, ninguém entende completamente um texto. Nem o Heidegger entendia. Sempre dependemos, em primeiro lugar, dos nossos preconceitos, mas também do contexto, do mundo circundante, que nos dá elementos para interpretar. Não quero nem exigo de ninguém um nível de excelência acima do que seria justo, mas também não vou deixá-los com a impressão totalmente equivocada de que a teoria, a reflexão, é algo assessório, mais fácil porque seria “menos necessário” ao profissional. Eu lhes disse que Comunicação – Ciências Humans em geral – é uma área do saber difícil, tão difícil quanto as Ciências da Natureza, embora qualitativamente diferente.
Por outro lado é preciso lembrá-los: estudar é uma atividade trabalhosa. Exige horas de dedicação. Seria injusto eu imaginar que todos vocês têm estas horas disponíveis, como se eu vivesse num mundo ideal. Mas é igualmente injusto que eu apresente a vocês uma noção completamente deturpada da teoria, uma versão, digamos, pasteurizada, porque vocês não têm esse tempo. Do fato de que vocês têm outras atividades – inclusive trabalho – não resulta que um texto ou tema torne-se mais fácil ou simples. As coisas são o que elas são. Não posso falsificá-las e lhes apresentar um mundo fantasioso, no qual a relação entre tecnologia e comunicação possa ser explicada numa apostila de 50 páginas. Desculpe, moçada, mas não vou tratá-los como crianças que vocês não são mais.
Enfim, como você pode ver no outro post eu não vou avaliar exclusivamente o domínio do conteúdo – vou avaliá-lo onde acho que ele é importante: como matéria-prima para o texto de vocês. Este texto, por sua vez, não deverá ser inédito nem genial, apenas competente. E as competências avaliadas estão lá.
PS. Este assunto, aqui no Blog, está encerrado. Os comentários serão suspensos e o melhor é conversarmos na quinta, pessoalmente.